Como preparar-se para uma entrevista de trabalho

Depois de ter enviado centenas de emails para diferentes instituições e ter sofrido com a angustia causada pela a espera, finalmente chega o convite para á esperada entrevista. Muito bem! Isto é sinônimo que o seu currículo e carta de motivação impressionaram bastante.
Okéy, foste convidada mas o deves fazer para fechar o negócio e fazer deste dreamjob o seu? Eu sei que entrevistas de trabalho podem ser bastante excitante mas também super assustadora. Lembre-se: preparar muito bem a sua entrevista é a chave… isso fará com que você se sinta mais a vontade. Estas oito dicas abaixo vão de ajudá-la a dar um passo mais próximo do seu sonho.

Faça pesquisa

Assegura-se que esta bem informada sobre a empresa e sobre a descrição do trabalho. Você causará uma boa impressão se aparecer com fatos interessantes da própria empresa. Ex: Saiba exatamente as normas e  os valores, actividades sociais, quem é o fundador/director geral, quando foi fundada, etc.

Perguntas que nunca faltam

Na verdade, uma entrevista de emprego é um pouco como um primeiro encontro. Tudo começa com as perguntas previsíveis. Beneficie-se deste conhecimento e saiba exatamente o que você vai responder a perguntas como:
– porque solicitou para  este emprego?
– Quais são seus pontos fortes e suas fraquezas?
– Onde pensa estar nos próximos cinco anos?
– O que pode fazer para esta empresa?
– O que procura na sua posição seguinte?

 Agendamento é fundamental

Causo tenha a oportunidade de escolher o seu próprio horário ou dia da entrevista, escolha sabiamente. Whatever you do, tente evitar as segundas ou sextas-feiras. Normalmente os funcionários perdem a sua ateção facilmente: ainda estarão cansados na segunda-feira ou estão a preparar-se para o final de semana na sexta-feira. Por essa mesma razão, não planeja uma entrevista de manhã cedo ou no final do dia. Horários como 10.30 numa terça-feira é perfeito!

Pense em factos reais da vida

Quando estiver a pensar sobre as perguntas que um empregador vai fazer (Veja #2) tenta dar respostas específicas que apresentam experiências da vida real. Isso vai fazer com que o entrevistador pense: ‘ Oh, Uau, aqui está alguém que não só está dizer algo, mas também esta a mostrar-me algo. Ela é boa.’ Embora possa ser difícil vir com bons exemplos, é muito importante. Torna a conversa mais animada, significativa e memorável: o empregador vai lembrar -se de si graças a essa grande história.

Vestir para o sucesso

Lembram-se do meu post ”vestir para o sucesso” ? Pois, esta na hora de escolher muito bem o que vestir.
Escolhe sempre uma roupa adequada para este encontro específico e certifique que tudo esteja em detalhes: O cabelo e unhas bem cuidadas, os sapatos limpos (e não gastos) uma bolsa em condições (não a sua pasta de canvas favorita). A maneira que você cuida da sua aparência conta muito na primeira impressão. Lembra-se que pequenos detalhes fazem grande diferencia. Less is more!

Fazer perguntas is Okey

A entrevista de trabalho não é apenas sobre dar as respostas certas, é também sobre fazer as perguntas certas. Fazer perguntas é importante para demostrar o seu interesse e mostrar que entende os desafios da empresa. Por favor, não pergunta qual é o salário, em vez disso: pergunta quanto tempo o funcionário ( entrevistador ) ja funciona na empresa e o que mais gosta de fazer, por exemplo. Mantê-las simples.

Check, check e mais um CHECK

Certifica se está bem cheirosinha e os dentes bem limpinhos (sim também isso conta). Muitas pessoas para uma óptima primeira impressão, usam colírios e algo para branquear os dentes na expectativa de dar um realce ao sorriso. Controla o a sua make-up se for necessário retirar o excesso ou mesmo passar mais um brilho nos lábios.

O email de agradecimento

Sabia que um email de agradecimento afeta no processo de tomar a decisão? Envie uma mensagem naquele mesmo dia (apenas algumas horas mais tarde) e agradeça os entrevistadores pelo tempo dispensado e diga que ficou muito feliz em conhecê-los. Mostra o seu entusiasmo para a posição. Mantê-lo curto e simples.

Advertenties

Geef een reactie

Vul je gegevens in of klik op een icoon om in te loggen.

WordPress.com logo

Je reageert onder je WordPress.com account. Log uit /  Bijwerken )

Google+ photo

Je reageert onder je Google+ account. Log uit /  Bijwerken )

Twitter-afbeelding

Je reageert onder je Twitter account. Log uit /  Bijwerken )

Facebook foto

Je reageert onder je Facebook account. Log uit /  Bijwerken )

w

Verbinden met %s