Hora de dormir da criança, que horas mesmo?

Todos nos ouvimos a frase ” vai dormir senão você não cresce.” Honestamente, sempre vi essa frase como uma maneira intimadora
para que eu fosse pra cama. Quantos acharam isso? Entretanto, o tal ”dormir cedo” de fato faz muita diferença no crescimento e desenvolvimento da crianças.
Para muitos pais 19h:30 já é bastante tarde, para outros 20 horas e ponto final mas também existem os pais que deixam os seus filhos até… enfim!! até adormecerem as 23 horas no cadeirão.

A importância do sono para as crianças

Crianças que não dormem o suficiente, acabam por sentirem-se cansados ou sem vida. Eles já não conseguem pensar e tem problemas de concentração na escola. No que acaba por prejudicar o empenho nas aulas, tem argumentos fúteis com os amigos e são mais agressivos. Também o seu desempenho esportivo sofre, porque a falta do sono afeta adversamente a velocidade da reação.
Mas existe uma outra regra para garantir que as crianças dormem o suficiente. As crianças que tem pouco tempo de sono crescem bem menos. Enquanto elas dormem a glândula pituitária produz um hormônio de crescimento. Os cientistas acreditam que muito pouco tempo de sono afeta o sistema imunológico, através do qual o crescimento da criança é perturbado.

Depressão, neurose, excesso de peso, baixa IQ e pressão alta…

A investigação científica mostra-nos ainda mais consequências provocadas pelo pouco tempo de sono em crianças:

  • Cerca de 70% das crianças com queixas depressivas tem um distúrbio do sono.
  • Os cientistas taiwaneses relatam na revista SLEEP que crianças com problemas de sono têm muita chance em neuroses.
  • Pesquisadores americanos relataram na revista Child Development que dormir uma hora extra reduz o risco do excesso de peso em crianças.
  • Na mesma revista foi anteriormente observado que média das crianças com insônia possuem de uma baixa auto estima.
  • Outros põem um link entre distúrbios do sono e hipertensão arterial.

Quanto tempo de sono precisa uma criança?

A maioria das crianças entre as idades de 5 e 12 anos precisam dormir em média 9,5 horas por noite. (crianças pré-escolares entre 11 e 13 horas)
Até recentemente foi assumido que crianças entre 13 e 14 anos ainda precisam cerca de 9 horas de sono. Aos 16 anos de idade oito horas e em torno dos seus 18 anos as crianças podem passar para sete horas de sono por noite.

hora-de-dormir-da-crianc%cc%a7a-que-horas-mesmo-stylushzine-com

É possível mudar esses hábitos?

A resposta seria, é possível mas não é fácil. Segundo psiquiatras, para mudar a maneira de dormir de um bebê de 3 meses, leva-se 2 dias. De um bebê de 6 meses, 4 dias. Já uma criança de 7 anos por exemplo, demora 3 meses para aceitar dormir de forma diferente. E acredita mama, será sob muito protesto! Por que afinal de contas só ela tem que dormir cedo, enquanto as colegas não têm essa regra em casa? E como ela vai participar das conversas do recreio se não assiste a novela das 20 horas ou serie das 21 na Disney ”Soy Luna”? E porquê que tu e o papa também não dormem cedo?! Filha/o, primeiro tu es muito mais activa/0 do que eu, por esta razão consomes muito mais energia e em segundo lugar, porque teu corpo está ainda em fase de crescimento e então à noite precisa de mais tempo para se recuperar.
É importante também saber que para mudar os hábitos de sono de uma criança, é importante mudar os hábitos da família. A criança não vai aceitar dormir cedo quando toda casa ainda esta em movimentação, luzes acesas, Tv ligada com o volume alto e/ou pessoas ainda a falarem. Crie um ambiente sereno para a sua criança no horário de ir pra cama. Desliga ou baixe o volume da televisão, apaga ou diminui as luzes dentro de casa. Pais, it’s ok, avisar as visitas sobre horário de dormir dos pequeninos. Ler uma história, orar juntos ou mesmo fazer um cafuné durante 5/10 minutos, faz toda diferença.

Advertenties

Geef een reactie

Vul je gegevens in of klik op een icoon om in te loggen.

WordPress.com logo

Je reageert onder je WordPress.com account. Log uit /  Bijwerken )

Google+ photo

Je reageert onder je Google+ account. Log uit /  Bijwerken )

Twitter-afbeelding

Je reageert onder je Twitter account. Log uit /  Bijwerken )

Facebook foto

Je reageert onder je Facebook account. Log uit /  Bijwerken )

w

Verbinden met %s