Mães solteiras e empreendedoras

Há um tempo atrás, a maternidade deveria acontecer entre os 18 e 25 anos. Hoje, ser mãe aos 20 anos não é prioridade, mas acontece. Em muitos casos, a responsabilidade recai completamente sobre a mulher. Ela acaba assumindo todas as tarefas e agregando a si as funções do pai.

working-stylushzine.com

Em outros casos, ser mãe solteira é uma escolha da mulher. A reprodução assistida contribuiu para a mudança de conceito da família. No mundo, o numero de mulheres que chefiam uma família aumenta cada vez mais

Não é fácil ser mãe solteira e cuidar da vida profissional. Cuidar de uma criança exige muita dedicação. Para uma mãe solteira que decide manter a vida profissional, é muito mais difícil dispor desse tempo. A pergunta que fica é como conciliar a maternidade e a vida profissional. Afinal, nem uma nem a outra devem ser impedimento para as demais realizações.

1. Assuma seu status de mãe solteira
É o que aconselha Angela Benton, CEO da NewME, uma aceleradora que já ajudou mais de trezentas startups nos Estados Unidos. A empreendedora teve seu primeiro filho aos 16 anos e o criou sozinha. “Ser uma mãe solteira não é um atraso.” De acordo com Angela, cuidar sozinha de um ou mais filhos exige tantas (ou mais) habilidades quanto o empreendedorismo. Como, por exemplo, realizar várias tarefas ao mesmo tempo, ter criatividade, operar dentro de um orçamento e resolver problemas sob pressão. “Preferiria apostar meu dinheiro em alguém com essas habilidades do que em alguém com um diploma acadêmico”, afirma.

2. Afaste as más influências
Para a blogueira Lisa Stone, ser uma mãe solteira já é trabalho demais para ter que lidar com energias negativas. Lisa criou o BlogHer em 2005 e desde então o site tornou-se uma das maiores plataformas femininas online. Além de empresária, ela é mães de três filhos com idades de 26, 18 e 14 anos. “Se você está convivendo ou trabalhando com pessoas que te deixam para baixo, você deve removê-las da sua vida”, aconselha.

3. Inclua seus filhos no seu negócio
“Faça com que eles embarquem nessa jornada com você”, indica Lauren Thom. Em 2009, a empresária criou a Fleurty Girl, uma marca dedicada a produtos turísticos de Nova Orleans. Atualmente ela comanda cinco lojas, tudo enquanto cria três filhos sozinha. “Sempre considerei meus filhos o meu conselho de diretores, seja por conta da abertura de uma loja ou para comprar um novo móvel para um dos quartos. É importante inclui-los no negócios, pois eles são os motivos pelos quais busco uma vida melhor.”

4. Dê um tempo para si mesma
Para Karla Campos, mães empreendedoras são heroínas. É por isso mesmo que a criadora da empresa de mídias sociais Social Media Sass aconselha que as mães solteiras criem um tempinho para si mesmas: “Seja boa para você mesma. Pare um pouquinho nem que seja só para respirar fundo. A melhor arma é o senso de humor”.

5. Lembre-se: tudo que você precisa é uma ideia e muita força de vontade
“Busque por inspiração em todos os lugares. Anote o que te frusta em sua rotina e procure formas criativas de resolver esses problemas”, aconselha Melissa Kieling, pois foi assim que ela teve a ideia para seu negócio. Enquanto arrumava os lanches de seus três filhos, a empresária percebeu que deveria criar um produto para manter a comida das crianças refrigerada até a hora do almoço. Foi assim que nasceu a PackIt, uma empresa que já arrecadou mais de US$14 milhões e está disponível em quarenta países. “Não deixe que a inexperiência impeça você de realizar seus sonhos.”

6. Foque-se no que for positivo
De acordo com a empresária Natalie Angelillo, que já foi vice-presidente de empresas como a PhotoDisc e a Getty Images e hoje é CEO da startup SwopBoard, não dá para ficar se culpando por tudo. “Já tem bastante culpa embutida na função de mãe ou pai, então faço um esforço para deixar as coisas más de lado e focar nas boas”, diz.

7. Escolha parceiros que apoiem você
Zhena Muzyka começou sua carreira profissional vendendo chás em um carrinho. Atualmente, ela possui um império de mais de US$6 milhões e é uma autora de best-sellers. O conselho dela é escolher parceiros que não sejam competitivos. “Pode parecer um conselho estranho, mas já fui a vários encontro nos quais meus pretendentes começavam a competir com meus negócios ou meus filhos sem nem perceber”, diz. “Então procure parceiros que amem o que você faz e mostrem isso dando incentivo a você.”

8. Desista de encontrar o equilíbrio perfeito entre família e trabalho
É o conselho de Nusha Pelicano, mãe solteira de seis filhos. A empresária abriu uma lanchonete de frozen yogurt em 2010 e a dúvida de como administraria sua vida pessoal e profissional quase a impediu de seguir em frente com os negócios. “A verdade é que você pode fazer as duas  coisas desde que mude sua definição de equilíbrio. Há vezes que dou mais atenção para meu trabalho do que para as crianças e vice-versa. Parte de ser um empreendedor é sentir-se confortável com mudanças repentinas”, afirma.

9. Pare de fazer comparações
Brook Eddy mudou de vida e abriu seu próprio negócio após conhecer a Índia, em 2002. O conselho dela é parar de se comparar aos homens: “Eu ficava pensando em como homens tinham muito mais facilidade e tempo para administrar empresas. Mas a verdade é que tanto homens e mulheres têm 100 e tantas distrações ao longo do dia. As comparações só servem para procrastinarmos e nos desanimarmos”.

10. Encontre a agenda certa para você
Para a a veterana do setor da tecnologia Sherry Colbourne, não existem milagres, só organização. “Mães empreendedoras precisam ter uma agenda mais organizada que o resto. Você tem que descobrir um ritmo próprio e se organizar de forma que os horários funcionem bem”, afirma.

Advertenties

Geef een reactie

Vul je gegevens in of klik op een icoon om in te loggen.

WordPress.com logo

Je reageert onder je WordPress.com account. Log uit /  Bijwerken )

Google+ photo

Je reageert onder je Google+ account. Log uit /  Bijwerken )

Twitter-afbeelding

Je reageert onder je Twitter account. Log uit /  Bijwerken )

Facebook foto

Je reageert onder je Facebook account. Log uit /  Bijwerken )

w

Verbinden met %s