Mesada ou Semanada, qual é a importância?

Sabias que a educação financeira é algo que pode começar desde cedo em casa? E que os pequeninos podem aprender sobre finanças já a partir dos 4 anos de idade? Mas como é possível começar e que forma devemos ensinar os nossos filhos sobre finanças?

O ideal é começar com uma ” semanada ”, e isso já trará uma serie de ensinamentos: lidar com a frustração de querer algo para o qual não tem dinheiro, aprender a esperar e a poupar para atingir o objectivo desejado. ” É importante que fique claro, tanto aos pais, quanto aos filhos onde e como a criança vai usar a semanada, e ela precisa ser condizente com os custos do filho.”

A ” semanada” é um dinheiro para compra de supérfluos. Na infância, esse dinheiro não deve ser para compra de roupas, sapatos e muito menos actividades extras como por exemplo o futebol a natação ou as aulas extras de Inglês. Na adolescência, tudo bem.
Algo que também não deve acontecer da parte dos pais, é trocar a mesada pelas obrigações das crianças, como por exemplo tirar boas notas na escola ou arrumar o quarto. Esses são deveres das crianças independentemente da mesada.

Mais do que discutir a semanada/ mesada, é importante que os filhos aprendam alguns princípios financeiros desde cedo. Os pais precisam:

  • Dar noção á criança da diferença entre necessidade e dinheiro
  • Dar noção do que é caro e barato
  • Dar a ele um mealheiro, e ajudá-lo a guardar, para ter noções de poupança
  • Mas, de fato a melhor forma de ensinar é ser exemplo. A criança assimila e copia. Alem de se tornarem ótimos ” fiscais”

Para melhor compreensão das finanças, não hesite em levar os seus pequeninos consigo as compras ou ate mesmo ao banco, para que vejam como tudo funciona na prática.

periodicidade-da-mesada-Stylushzine

Advertenties

Geef een reactie

Vul je gegevens in of klik op een icoon om in te loggen.

WordPress.com logo

Je reageert onder je WordPress.com account. Log uit /  Bijwerken )

Google+ photo

Je reageert onder je Google+ account. Log uit /  Bijwerken )

Twitter-afbeelding

Je reageert onder je Twitter account. Log uit /  Bijwerken )

Facebook foto

Je reageert onder je Facebook account. Log uit /  Bijwerken )

w

Verbinden met %s